Terapia-Ocupacional-e1461232816149

Quando procurar um(a) terapeuta ocupacional?

Introdução

O terapeuta ocupacional é o profissional que facilita o desempenho nas tarefas e atividades que você gostaria e/ou necessita realizar. Utiliza estratégias que permitam uma participação ativa e com significado nos diversos contextos de vida (família, trabalho, educação, lazer, etc.), independente de sua condição de saúde e das dificuldades que esteja enfrentando.

Na saúde mental, o profissional vai priorizar o cuidado com as questões emocionais que estão atrapalhando ou impedindo você de se (re)organizar em sua rotina de vida, devido ao isolamento, desânimo, baixa autoestima, dificuldades de memória e raciocínio (entre outros) que o adoecimento mental pode trazer.

Como atua o terapeuta ocupacional?

O instrumento utilizado pelo terapeuta ocupacional é predominantemente a “atividade” orientada e dirigida para que você consiga retomar sua vida de forma saudável, desenvolva suas potencialidades e tenha uma relação mais equilibrada consigo mesmo, nas relações sociais e com o ambiente em que vive.

A realização de atividades em um ambiente terapêutico promove um tipo de comunicação para além do verbal, por isso é comum nos atendimentos de terapia ocupacional a confecção, por exemplo, de trabalhos manuais como pintura, escultura, bordado, jogos e brincadeiras, abordagens corporais, música, arte. Entre tantas possibilidades, nós vamos juntos dar o tom da terapia nessa (re)descoberta de uma vida mais autônoma, independente e prazerosa!

Procure um terapeuta ocupacional:

  • Quando a depressão afasta a motivação para as atividades cotidianas e as coisas perdem o sentido;
  • A ansiedade e o stress atrapalham sua rotina no trabalho e a convivência com as pessoas ao redor;
  • A esquizofrenia dificulta a comunicação e o planejamento de vida;
  • A memória falha e as tarefas de costume se tornam mais difíceis;
  • O uso de álcool e outras drogas começam a te prejudicar fisicamente e você começa a ter dificuldades em cumprir compromissos;
  • Quando, independente do diagnóstico médico, você se sente desmotivado, incapacitado para realizar aquilo que gosta, com dificuldades para se cuidar e se relacionar, tem dificuldades para falar o que sente, quando não consegue fazer planos e executá-los.

Procure um terapeuta ocupacional!

 

Daiane Medeiros

Terapeuta Ocupacional

CREFITO 3/13236-TO

Leia mais sobre outros quadros:

Marque agora mesmo sua consulta. Estamos prontos para ajudar. 

  • Telefone: 4726-6251
  • Agendamento online – clique aqui

 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

© Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.